quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Como um espírita ajuda ao próximo?

Sabe-se lá há quanto tempo Moisés recebeu os tais Dez Mandamentos, e sabe-se menos ainda quando cada lider filosofico ou religioso difundiu palavras do bom conviver e da necessidade de relaçoes fraternas entre os homens.


O que eu sei é que tudo isso ocorreu há bem mais de 150 anos. Todas as nações civilizadas ou não deste planeta tomaram conhecimento nos ultimos 3 mil anos de regras morais de boa conduta e da forma de proceder para com o próximo. Isso tem até nome. Chama-se moral.

Portanto, o bom conviver, a prática fraterna, a caridade beneficiente ou benevolente já compoem manuais de conduta da humanidade. Não é novidade para ninguém, seja lá qual desculpa se ofereça para isso.


Aí surgiu o Espiritismo... Trouxe moral nova? Não... Truxe noções novas de conduta entre as pessoas?... Não...

O que trouxe, então, o Espiritismo de novidade no campo moral?

Trouxe o ESCLARECIMENTO. O Espiritismo nos entregou a grande novidade de que nosso objetivo é evoluir e que isso somente se procede por meio da COMPREENSÃO E DA ATITUDE. Então, o Espiritismo nos demonstra a COMPREENSÃO, por meio do ESCLARECIMENTO, deixando para cada um de nós a responsabilidade pela atitude.

Dentro do novo sistema, então temos claro, pelas próprias palavras de Kardec, que o objetivo do Espiritismo é ESCLARECER. Sobre isso não resta a menor sombra de dúvidas entre as pessoas que realmente conhecem a doutrina. Ora, não fôsse a necessidade de ESCLARECER, a codificação não se comporia essencialmente de RESPOSTAS a questões colocadas para os espiritos superiores.

A codificação espírita, é portanto, um ato de CARIDADE entregue para nós por Kardec e os espiritos superiores. É um sistema INTELECTUAL. Aliás, essa afirmação só pode ser contestada por alguém deficiente das faculdades mentais. Espiritismo é um sistema de idéias, logo, cognitivo, logo, intelectual. É um sistema de CONHECIMENTO.


Sendo o Espiritismo um sistema de CONHECIMENTO, a forma de caridade mais objetiva a ser praticada por um espírita é a caridade do DIVULGAR O CONTEUDO DOUTRINÁRIO. Ou seja, ESCLARECER AO PRÓXIMO.

E isso se explica pela singeleza do conceito: o sistema cognitivo da Doutrina Espirita procura atender justamente todos os anseios por que passam todos os espiritos encarnados e alguns desencarnados. Todas as aflições, desequilibrios, desesperos, dores, tudo isso tem como solução apontada pelo Espiritismo o ESCLARECIMENTO. O sujeito esclarecido, o sujeito REALMENTE ESCLARECIDO - e principalmente, o sujeito HONESTO, aquele que quer REALMENTE RESOLVER SEUS PROBLEMAS E A CAUSA DE SUAS DORES, terá no ESCLARECIMENTO o material sólido e efetivo para ele mesmo encontrar o fim de seu desespero.

Por outro lado, todo sistema possui sua anteposição, sua contradição. A contradição ao papel ESCLARECEDOR do Espiritismo e à missão de ESCLARECER que todo espírita tem ou deveria ter - é a DEMAGOGIA.

O ESCLARECIMENTO não nos informa o que queremos ouvir, mas o que precisamos ouvir. É necessario para o aprimoramento da pessoa que ela encare a verdade de frente. A demagogia, por outro lado, geralmente falseada e travestida como "caridade", reside em ENDOSSAR O DESEQUILIBRIO ALHEIO, suavizando ou neutralizando o impacto da verdade pela omissão. Nesse sistema falso e demagógico, defendido por pessoas de baixa compreensão moral sobre a essência da doutrina espírita, o individuo não ouve o que precisa, MAS OUVE O QUE QUER OUVIR. Então, se o individuo, por exemplo, já se encontra em processo obsessivo, esse processo é endossado pela "maozinha na cabeça" dos demagogos. Pior ainda, se o individuo padece de problemas fisiológicos de gravidade, ele não receberá a orientação necessaria da busca por auxilio profissional. Vai ouvir o contrário: que seu problema é mesmo espiritual e que loucos são os que lhe recomendam um médico.

O sistema demagógico compõe a maior parte do MEB. Essa prática advém da incapacidade do cidadão de compreender o real papel do Espiritismo e de sua mal resolvida vida social. Explica-se: o individuo demagógico, na ânsia de ser socialmente reconhecido ou de ter sua importância notada ou relevada, cumpre o papel ingênuo de ACOLHER O DESEQUILIBRIO ALHEIO, ao invés de tentar apresentar soluções para que ESTE INDIVIDUO PARE DE SOFRER.


Aliás, o sistema demagógico se sustenta assim mesmo: quando mais gente desesperada, melhor. Quanto mais pessoas desequilibradas, melhor, pois assim as supostas lideranças demagógicas solidificam seu poder sobre as mentes mais frágeis. Afinal, qual mente fragilizada não segue quem lhe diz justamente o que ele quer ouvir?

Alguém notou semelhança extrema dessa atitude DEMAGÓGICA com a atitude de lideranças evangélicas das novas igrejas oportunistas?... Sim, sempre são os reis da popularidade, mas brincam de caridade ao desdenhar do sofrimento alheio ao não apresentar SOLUÇÃO.

Felizmente, o próprio tom das respostas dos espiritos na codificação não é de "passar a mãozinha na cabeça" de ninguém. Os espiritos superiores são duros e diretos. Não falam para agradar e sim para ESCLARECER.

Eis, então, a primeira missão do espírita. A prática da caridade, embora individual e discreta, tem no espírita como prioridade COMPARTILHAR CONHECIMENTO, ESCLARECER, APONTAR A VERDADE, ENALTECER AS SOLUÇÕES.

Falar o que o povo quer ouvir?... Fácil... Mas, nós sabemos em que padrão moral se situa quem age assim. Oportunismo e crueldade explícita - nada mais.

Randolfo Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário